top of page

Boletim Informativo - O impacto do 5G em nossas vidas!



Imagine realizar uma operação remota sem a presença humana no local ou em conectar as indústrias da mesma forma em que pessoas são conectadas.


Ainda que pareçam situações futurísticas, o futuro está mais próximo do imaginado. Em outras palavras, o futuro já começa para três a cinco estados situados nos Estados Unidos a partir de 2018.


O futuro da conexão tem nome e ele se chama 5G, recebendo associações como o ponto inicial para a entrada a quarta revolução industrial. Com uma tecnologia que promete revolucionar as relações econômicas e de trabalho, o 5G permitirá uma conexão mais rápida e segura, dando suporte a tecnologias que precisam de redes infalíveis.


No transporte, o 5G será a rede utilizada pelos carros autônomos que precisam de uma conexão de alta confiabilidade. Por exemplo, a IoT terá uma rápida resposta a situações de risco, como uma freagem bruta.


No panorama de negócios, a rede abrirá oportunidades para as empresas, oferecendo uma variedade muito mais ampla de serviços propostos pelas operadoras aos seus clientes. Além de conectar mais pessoas, também conectará as indústrias, fornecendo uma estrutura melhor a serviços como o controle remoto de máquinas.


O impacto do 5G atingirá, inclusive, no preço dos Smartphones, pois todas as informações serão processadas na nuvem; Logo, o preço do aparelho será reduzido. Essa tecnologia permitirá conectividade em localidades com múltiplos dispositivos navegando com altas taxas de troca de dados.


Diferente do 2G que foi projetado para voz, do 3G projetado para dados e do 4G para aplicações de grande fluxo de dados, o 5G contará com uma grande grande quantidade de dados e de dispositivos conectados, fazendo com que a IoT – Internet das coisas – consuma exatamente o que for necessário, ao invés do que está disponível. Em outras palavras, o 5G adaptará as diferentes necessidades dos cidadãos e da economia através da baixa latência, grande volume de dados e grande número de conexões simultâneas, sem sobrecarga por excesso de usuários. Tecnicamente, o objetivo é entregar velocidades de 1GB com uma latência menor que 10 milissegundos.




Testes já começaram a serem feitos, principalmente no Japão durante 17 a 19 de Outubro, no qual, um trem em Saitama se movimentava a mais de 100 km/h com o 5G, em um percurso de 1,5 km, entre duas estações. O resultado obtido foram os equipamentos conseguirem baixar um filme em 8K e enviar outro em 4K. ²




Dessa forma, esse teste pode ser considerado impressionante pelo fato de ter conseguido manter uma velocidade de transmissão muito alta a uma grande velocidade e com alternância de torres de comunicação.


A Venizon, grande operadora de telecomunicações americana, anunciou que vai iniciar a oferta de serviços com tecnologia 5G a partir de 2018. A chegada aos consumidores domésticos dos EUA acontecerá de forma faseada e terá início em três a cinco estados dos EUA ao longo do próximo ano, tendo a cidade de cidade de Sacramento como pioneira, porque já foi realizado testes com esta tecnologia. O Japão e a Coreia do Sul por receber eventos como jogos Olímpicos Tóquio 2018 e jogo de inverno de PyeongChang, por sua vez, também disputam o lançamento do 5G no mundo, objetivando utilizar a nova tecnologia para impressionar o público.


Espera-se que a padronização global do 5G ocorra a partir de 2020, abrindo caminho para que as operadoras no mundo todo comecem a testar e implantar as primeiras redes comerciais nos anos seguintes. No entanto, ainda não existe uma data certa de quando o 5G chegará ao Brasil, fazendo com que o recurso só deva se popularizar em meados de 2030, devido o 4G já ter sido lançado há 10 anos no país e não ultrapassar 40% da base existente.


Fale Conosco!

Infrabout Tecnologia da Informação Ltda

Rua da Conceição, 105 - Sl 1908 Centro - Rio de Janeiro 20051-011 Tel. +55 21 3173-4900 email: info@infrabout.com http://www.infrabout.com


Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Infrabout
bottom of page