top of page

Boletim Informativo - Vantagens e Desvantagens do Cloud Computing!


A tecnologia de computação em nuvem, armazena o seu site, banco de dados, documentos, ou o que quer que você precise em um local virtual na internet. Não mais em uma máquina.


Dessa forma, a transferencia dos seus arquivos para a nuvem, significa que nada está arquivado em um local físico, mas sim na rede e pode ser visualizado e acessado de qualquer lugar.


Hoje, esta tecnologia se tornou uma ferramenta que cada empresa usa ou planeja passar a usar. Contudo, como qualquer outra tendência no mundo da TI, Cloud Computing tem suas vantagens e desvantagens correspondentes.


Acompanhe abaixo e entenda os prós e contras da computação em nuvem:


Vantagens:

1. A hospedagem em nuvem permite que as empresas desfrutem de gastos mínimos.

2. O acesso ao ambiente de nuvem passa a ser realizado não só do sistema, mas também por meio de outras opções como tablets, netbooks e até mesmo celulares, aumentando a eficiência e melhorando os serviços prestados aos consumidores através de um toque.

3. A infraestrutura de nuvem elimina os altos custos de software das empresas, pois os números de software já estão armazenados nos servidores de nuvem, dispensando a necessidade de comprar licenças de softwares caras.

4. Dispositivos prontos para uso, fazendo com que o cliente não precise se preocupar com a instalação de softwares nos seus dispositivos, pois os aplicativos de nuvem estão prontamente disponíveis através do acesso à internet.

5. O backup em nuvem elimina os enormes custos com servidores locais da empresa.

6. Os provedores de computação em nuvem permitem o backup automático de dados no sistema em nuvem, eliminando a preocupação de um acidente de disco rígido custar uma enorme quantidade de recursos e desperdício de tempo valioso.

7. Capacidades de compartilhamento presente mesmo quando estiver fora da empresa.

8. Segurança de forma criptografada.

9. Plataforma sem limites de armazenamento.



Desvantagens:


1. É obrigatória a conexão à internet para acessar seus dados e informações.

2. A computação em nuvem exige uma alta largura de banda pode levar a um desempenho de má qualidade devido à alta latência.

3. A qualidade da conexão de computação em nuvem pode ser afetada quando muitas pessoas utilizam a rede ao mesmo tempo.

4. É necessário consultoria de uma empresa especializada, pois o negócio pode se tornar vulnerável a hackers e ameaças.

5. Alguns fornecedores de computação em nuvem têm contratos não negociáveis ​​para empresas.

6. Alguns recursos específicos e essenciais para o seu negócio podem não estar contemplados no software da nuvem. Às vezes, você pode receber cobranças extras pela adição de recursos adicionais.

7. Se não tiver cuidado na hora de escolher o seu provedor na nuvem, você poderá acabar com um serviço que não ofereça o suporte adequado.

8. Às vezes, há problemas de incompatibilidade de software, especialmente quando pensamos na instalação de algumas aplicações, ferramentas e software a um computador pessoal.

9. O aplicativo e os serviços são executados em um servidor remoto. Devido a isso, as empresas que utilizam a computação em nuvem têm controle mínimo sobre as funções do software, bem como hardware.

Mito ou verdade?


[endif]Qualquer site pode usar hospedagem em nuvem?


Verdade! Sites pequenos não precisam, necessariamente, usar esse tipo de hospedagem, mas eles podem contratar um plano mais básico e solicitar mais recursos, em caso de necessidade.



Com o cloud computing, tudo se resolve?

Mito! Apesar de ser uma solução que traz diversos benefícios, só contratar cloud computing não resolve tudo. É necessário uma boa administração e operacionalização, por uma equipe capacitada para cuidar disso.

Rápido retorno de investimento?
Verdade! Uma das principais vantagens desse modelo é não ser necessário gastos equipamentos (infraestrutura). A agilidade – as atualizações acontecem automaticamente e a manutenção fica por conta do fornecedor de cloud – também permite um retorno mais rápido daquilo que foi investido.

Deixar tudo na nuvem é perigoso?

Mito! Apesar de ainda parecer estranho para muitos empresários o fato de não ter os dados da empresa “dentro de casa”, não há motivo para a insegurança. Pelo contrário, esse modelo é ainda mais seguro do que armazenar tudo em equipamentos físicos, pois os arquivos não ficam tão vulneráveis a perdas, roubos, quedas de energia e ataques.



Não é mais necessário se preocupar com o Data Center?

Verdade. Toda a preocupação com a manutenção, espaço, segurança, entre outros pontos que envolvem um Data Center, ficam por conta da empresa contratada. Com a tecnologia da nuvem, o varejista pode se concentrar nas estratégias de venda e como rentabilizar seu negócio.


Quadrante Mágico de Cloud IaaS – Gartner 2018​:


O quadrante é uma representação gráfica desenvolvida pelo Gartner para o mercado tecnológico que avalia determinado período, tendo como objetivo ser uma ferramenta de pesquisa para apoiar os executivos nas tomadas de decisões de cada negócio.


O quadrante está dividido em 4 tópicos que definem: líderes, desafiadores, visionários e concorrentes de nicho de mercado.


Neste quadrante a avaliação é orientada a IaaS. Infraestrutura como serviço é definido como uma oferta padronizada e altamente automatizada, onde os recursos computacionais, complementados por recursos de armazenamento e rede, são de propriedade de um fornecedor de serviços e oferecido ao cliente sob demanda.

Quem está dentro e quem está fora (por ordem alfabética):

DENTRO: Alibaba Cloud, Amazon Web Services, Google, IBM, Microsoft e Oracle. FORA: CenturyLink, Fujitsu, Interoute (adquirida pela GTT em fevereiro), Joyent (de propriedade da Samsung), Virtustream (de propriedade da EMC), NTT Communications, RackSpace e Skytap.


Conclusão:


O cloud computing se tornou uma parte obrigatória de cada empreendimento. Hoje, não se pode pensar em crescer sem desfrutar dos benefícios desta nova forma de armazenamento de dados. Com as devidas precauções e esforços, as desvantagens da computação em nuvem podem ser minimizadas.

Sendo assim, os prós, sem dúvidas, superam os contras, pois os custos minimizados, acesso fácil, backup automático, maior segurança, armazenamento gratuito etc, tendem a ser o foco de interesse das empresas.

Não fique para trás da concorrência e comece a investir na nuvem agora mesmo.



Fale Conosco!

Infrabout Tecnologia da Informação Ltda

Rua da Conceição, 105 - Sl 1908 Centro - Rio de Janeiro 20051-011 Tel. +55 21 3173-4900 email: info@infrabout.com http://www.infrabout.com


Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Infrabout
bottom of page