top of page

Boletim de Segurança - Proteção Digital!



A escolha de uma senha de acesso à sites e serviços online, principalmente remetendo à questão da confiabilidade na segurança digital, vem se tornando uma questão cada vez mais recorrente devido ao grande acesso a notícias de roubo e vazamento de dados, junto a infecção de sistemas.


Dessa forma, confira abaixo algumas dicas sobre como proteger suas senhas em seus cadastros na Internet.

  • Não faça uso de palavras reais.


Se sua senha contém uma palavra do dicionário, é recomendado que troque. Não utilize de nomes de flores favoritas ou do seu animal de estimação. Busque uma palavra inexistente, uma mistura de gírias ou palavras que você lembre. Quanto mais complicada, maior será o trabalho do hacker para desvendá-la!


  • Combine maiúsculas, minúsculas, números e caracteres não alfanuméricos


O uso de uma senha longa associada a diferentes tipos de caracteres dificulta o trabalho de hackers e crackers. Segundo o site CSO, uma senha com 10 caracteres, usufruindo de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos, como "%ZBGbv]8g?", pode levar cerca de 289.217 anos para ser descoberta em um computador e três anos em um botnet.


Tente usar a maior variedade possível de tipos de caracteres e procure fugir de padrões óbvios, como acrescentar um número 1 ao final da senha em um site.

  • Não use a mesma senha para várias contas


Não existe senha universal! Uma pesquisa realizada com mil pessoas pela Keeper Security revelou que, em pleno 2017, 87% das pessoas entre 18 e 30 anos repete a mesma senha em diferentes serviços.


Para isso, não utilize a mesma senha para diversas contas. Ainda que pareça chato e difícil lembrar dessas senhas, adotar uma estratégia de segurança inviolável certamente valerá a pena no longo prazo.


Uma maneira de administrar tantas palavras-passe é recorrer aos programas e aplicativos gerenciadores de senha, que organizam todas as credenciais de login em um local seguro, de modo que seja necessário lembrar de apenas um código de acesso para usar os demais.

  • Não compartilhe sua senha


Nunca compartilhe suas informações pessoais. Se alguma empresa pedir sua senha, mesmo que por telefone, não informe. Lembre-se, você não sabe quem está do outro lado da linha telefônica e entrar em contato com os responsáveis para garantir a necessidade do compartilhamento de informações é a melhor opção para a segurança de seus dados.





Se você tem alguma dúvida, faça contato!

Infrabout Tecnologia da Informação Ltda

Rua da Conceição, 105 - Sl 1908 Centro - Rio de Janeiro 20051-011 Tel. +55 21 3173-4900 email: info@infrabout.com http://www.infrabout.com


Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Infrabout
bottom of page