top of page

Boletim Informativo - Cloud Computing!



A computação em nuvem ou cloud computing, é uma tecnologia que dá às empresas a capacidade de executar soluções de TI diretamente em servidores remotos. Em outras palavras, refere à utilização do poder de computação e armazenamento de uma série de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da internet.


Esta tecnologia resulta no aumento da performance e da disponibilidade de uma série de ferramentas de TI utilizadas no ambiente corporativo, como servidores virtualizados, softwares de gestão e suítes de aplicativos de escritório; pois seus arquivos podem ser acessados em qualquer computador ou dispositivo móvel, eliminando o risco de perda em caso de estrago no HD.


Que benefícios a nuvem proporciona?

O cloud computing garante ganhos por meio da redução de custos, aumento de mobilidade e capacidade de escalar serviços. Além disso, a nuvem proporciona um controle maior sobre os recursos para o gestor de TI.


A nuvem também dá agilidade à equipe de TI e a permite ser mais produtiva, pois o aumento do volume de armazenamento, por exemplo, pode ser feito por meio de cliques num painel de controle. Além disso, demanda de uma maior proteção, pois os data centers dos maiores e mais confiáveis provedores de cloud computing do mundo, estão protegidos contra ciberataques, falhas humanas e desastres naturais.


Desta forma, as empresas, podem operar com mais tranquilidade e atender às regras de conformidade com maior facilidade.


Nuvem pública, privada ou híbrida?

Um dos impasses pelas empresas na adoção de uma boa infraestrutura na nuvem está na escolha do modelo ideal para o seu trabalho. Entre as opções de investimento disponíveis, três tipos de modelo de cloud destacam-se: nuvem pública, nuvem privada e nuvem híbrida, que se diferenciam pelo nível de controle da infraestrutura dado ao gestor e como os serviços podem ser configurados. Entenda-as:


A nuvem pública


No cloud computing em ambientes públicos, usuários de diferentes serviços acessam as mesmas máquinas. Isto significa que os recursos computacionais dos servidores físicos são compartilhados entre várias contas.


Para garantir a segurança, o responsável pela manutenção da infraestrutura cria políticas rigorosas de controle de acesso, impedindo que eventuais vulnerabilidades de uma conta afetem os outros usuários do serviço.


É um dos principais modelos de computação em nuvem, uma vez que, além de dividir os recursos de uma única máquina, os usuários também compartilham os custos de manutenção e troca de hardware. Desta forma, o investimento necessário para começar a trabalhar com a nuvem é reduzido drasticamente.


A nuvem privada

Geralmente criada e configurada por uma única empresa, a nuvem privada é caracterizada pelo maior controle dado ao gestor de TI sobre os recursos, que poderá criar e manter ambientes de TI de acordo com as suas necessidades.


Como não há compartilhamento da infraestrutura física, neste modelo os custos são de responsabilidade de quem mantém o ambiente, impactando diretamente no investimento necessário para manter uma infraestrutura de nuvem privada, que normalmente é maior em comparação com a nuvem pública.


A nuvem híbrida

A nuvem híbrida é uma infraestrutura de cloud que mescla características das nuvens privada e pública. Este modelo tornou-se um dos mais utilizados nos últimos anos devido ao seu alto nível de flexibilidade.


É bastante indicado para empresas que possuem alguma restrição em levar todos os seus serviços para a nuvem pública, como dificuldades de conectividade local à internet.

Cenário atual

Atualmente, a computação em nuvem já faz parte da realidade da maioria das empresas - 79% das empresas agora executam cargas de trabalho na nuvem. É como seguir um fluxo natural da tecnologia na busca pela eficiência e pela modernidade, pois este serviço traz mais inovação e competitividade para companhias de diferentes setores.


Com a escolha certa dos benefícios é possível transformar a nuvem em uma verdadeira ferramenta para o sucesso, de acordo com o tipo da empresa e seus objetivos. Para isto, conheça nossos serviços de cloud computing.



Fale Conosco!

Infrabout Tecnologia da Informação Ltda

Rua da Conceição, 105 - Sl 1908 Centro - Rio de Janeiro 20051-011 Tel. +55 21 3173-4900 email: info@infrabout.com http://www.infrabout.com


Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • LinkedIn Infrabout
bottom of page